“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Navio Escola Sagres no Rio de Janeiro

O NRP Sagres, navio escola, continua a sua viagem, repetindo a odisseia de Fernão de Magalhães, ou seja, a primeira viagem de circum-navegação do mundo, iniciada em 1519 e concluída em 1522.

Após ter feito escala em Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha), a Sagres está agora na Cidade da Praia, em Cabo Verde. Segue para o Rio de Janeiro, onde o navio permanecerá entre 10 e 15 de fevereiro.

A Sagres atracará no Cais Armazém 7 (próximo ao AquaRio) e estará aberta para visita nos seguintes horários:
11/02: 10h às 12h;
12/02: 10h às 12h e 14h às 16h;
14/02: 10h às 12h, 14h às 18h e 20h às 23h.

A Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa – Ordem do Infante D. Henrique (1985), Medalha Naval Vasco da Gama (2007), Ordem Militar de Cristo (2012) – e também o único que ostenta condecorações estrangeiras – Medalha Mérito Tamandaré (Brasil–2016) e Estrela de Honra de 1.ª Classe (Cabo Verde–2016) – tendo sido distinguido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro com a Medalha Visconde de Mauá (2017), pela relevância da sua ação em prol das relações comerciais entre os empresários portugueses e brasileiros, no período em que foi a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos, em resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal. Este ano, o navio-escola estará em Tóquio, por ocasião dos Jogos Olímpicos.

A bordo, nesta viagem, seguem 142 elementos, 50 instruendos da Aporvela – Associação Portuguesa do Treino de Vela e dois investigadores do projeto SAIL, dedicado a um estudo pioneiro da eletricidade atmosférica no ambiente marinho e dos efeitos das alterações climáticas.
Conheça o navio-escola Sagres e siga o diário de bordo da viagem neste link: https://sagres.marinha.pt/pt

Fonte: Embaixada de Portugal

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo