Já os turistas brasileiros aumentaram 13,9%, correspondendo a 5,5% do total de turistas estrangeiros que visitaram Portugal no ano passado.
Espanha manteve-se como o principal mercado emissor, com uma cota de 25,5%, tendo registrado um crescimento de 8,2% em 2019 (depois da subida de 8,9% em 2018) e contribuiu com cerca de 26,1% para o acréscimo total no número de turistas chegados. Os turistas do Reino Unido (15,4% do total) aumentaram 7,6% e o mercado alemão (7,9% do total) apresentou uma variação nula em 2019, enquanto o mercado brasileiro (5,5% do total) aumentou 13,9%. Fora da União Europeia, o INE destacou o aumento de 23,2% dos turistas provenientes dos EUA.
Considerando a generalidade dos meios do alojamento turístico (estabelecimentos de alojamento turístico), campismo, colônias de férias e pousadas da juventude, em 2019 registraram-se 29,5 milhões de hóspedes e 77,8 milhões de hospedagens, traduzindo-se em aumentos de 7,4% e 4,3%, respectivamente (depois das subidas de 5,1% e 3,3%, pela mesma ordem, em 2018). O mercado interno assegurou 26,1 milhões de hospedagem (33,6% do total) e registrou um crescimento de 5,9% em 2019 (6% em 2018).
O lazer, recreio ou férias foram as principais motivações para viajar em 2019, justificando 12,1 milhões de viagens (49,4% do total), seguindo-se a visita a familiares ou amigos, com 9,2 milhões de viagens (37,8%) e os motivos profissionais ou de negócios (2 milhões), com 8,2% do total. Cada viagem teve uma duração média de 4,1 noites (contra as 4,0 em 2018).
Fonte: Portugal Digital