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Educação em contexto de emergência em países da CPLP

De acordo com a declaração final da recente XI Reunião dos ministros da Educação, que decorreu online e teve como tema: A Educação nos Estados-membros da CPLP e o contexto da pandemia da Covid-19, foi adotada a proposta de resolução sobre “a educação em contexto de emergência” na organização.

A proposta será agora submetida à reunião de Conselho de Ministros de julho de 2021, para dinamizar a cooperação multilateral neste domínio. Além disso, os ministros decidiram delegar poderes à reunião de Pontos Focais da Educação, para que elabore uma proposta de um instrumento de referência para a promoção da cooperação multilateral no domínio da educação em tempos de emergência, durante o primeiro semestre de 2021.

Assim, a cooperação entre os Estados-membros da CPLP, num contexto como o da pandemia de Covid-19, deverá ser uma das áreas incluídas no novo Plano de Ação de Cooperação no Domínio da Educação da CPLP para o período 2021-2026, uma vez que o anterior plano vai até ao final deste ano. A XI Reunião dos ministros da Educação contou, pela primeira vez, com a participação de organizações internacionais, e um dos assuntos em agenda foi precisamente o reforço das relações institucionais com estas organizações nos domínios da educação e formação. Além dos ministros e responsáveis dos Estados-membros pela área da educação, participaram na reunião a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Agência Nacional Erasmus Educação e Formação.

A CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Em tempo: a pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.339.130 mortos resultantes de mais de 55,6 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Fonte: Lusa

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O secretário de Estado das Comunidades disse, recentemente em Macau, que Portugal tem de estender o ensino da Língua Portuguesa a países de nova emigração, onde não existe oferta.
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