O local reúne obras de dois artistas portugueses: o pintor José Manuel Espiga Pinto que elaborou os desenhos em calçadas de pedras portuguesas e o escultor Salvador Barata Feyo, responsável pela estátua de bronze do Infante D. Henrique, obra idealizada em 1956. Na verdade foi um presente de Portugal para Brasília inaugurado na presença de Juscelino Kubitschek.
Na oportunidade do evento, o embaixador de Portugal Jorge Cabral disse: “este foi um dos meus objetivos aqui, convencer as autoridades a concretizarem este meu sonho. Diante de uma praça chamada de Praça Portugal, me senti corresponsável pela preservação e o ressuscitar desta praça”. Já o vice-governador do DF, Paco Britto, ressaltou durante a solenidade que esse espaço público estava deteriorado e foi revitalizado com obras que começaram ainda este ano, e brinda os 60 anos de Brasília com uma praça tão importante para a história da capital, agora inteiramente renovada”.
A força de trabalho para a realização do serviço de da praça foi distribuída entre a Novacap, o Serviço de Limpeza Urbano (SLU), a Companhia Elétrica de Brasília (CEB) e os internos da Secretaria de Administração Penitenciária do DF (SEAPE), contratados pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP-DF). Também fizeram parte do projeto o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF), com a instalação de novas placas identificando o local, a Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal, a Administração Regional do Plano Piloto e a Secretaria de Projetos Especiais.
Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil