O presidente reeleito venceu na maioria dos países do continente europeu onde existem eleitores portugueses e no Brasil obteve 74% dos votos. Com todos os 10 consulados apurados segundo dados do Ministério da Administração Interna, 2.926 luso-brasileiros participaram das eleições num universo de 250 mil inscritos.
A candidata de esquerda Ana Gomes e o parlamentar de extrema direita André Ventura disputavam um distante segundo lugar, com as pesquisas dando a Ana 13-17% dos votos e a Ventura, cujo partido obteve apenas 1,3% dos votos nas eleições parlamentares de 2019, 9-14%.
Vale destacar que pesquisas das principais emissoras TVI, RTP e SIC deram a Rebelo de Sousa, ex-comentarista de TV conhecido por sua personalidade calorosa e hábito de tirar selfies com torcedores, 56-62% dos votos, acima de 52% de vitória em 2016.
À RTP, Marcelo Rebelo de Sousa falou em sua casa, em Cascais, sobre a sua reeleição, declarando: “só começa dia nove de março. Temos de esperar para ver. Serão cinco anos todos eles muito diferentes entre si, como foram os do primeiro mandato. A pessoa é a mesma. As circunstâncias mudam, mas a pessoa é a mesma”.
Fontes: CNN Brasil e Mundo Lusíada