Bom saber que o segundo Dia Mundial da Língua Portuguesa vai decorrer em formato misto presencial e virtual e irá também refletir sobre a pandemia. O programa de comemorações conta com iniciativas promovidas pelas áreas dos Negócios Estrangeiros, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação, em Portugal.
O programa das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa foi apresentado hoje, em Lisboa, numa coletiva de imprensa conjunta do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e dos secretários de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e adjunto e da Educação, João Costa.
Na oportunidade, o ministro Santos Silva explicou que as comemorações abrangem as dimensões da investigação, geográfica, de tradução para outros idiomas, da ligação a outras artes e de mobilização das populações, aquela que considerou a “mais importante”. Neste contexto, destacou a realização, em Angola, do concurso #escreveumpoemacamoes, que desafia as pessoas a escrever ou declamar um poema em língua portuguesa divulgando-o nas redes sociais, e de um concurso literário, em Moçambique, que desafia os estudantes a escrever histórias sobre a pandemia. Santos Silva disse também que Portugal mantém o objetivo de colocar o português como língua oficial das Nações Unidas (ONU), admitindo que o caminho para lá chegar ainda é longo.
Vale ressaltar que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou, em 2019, cinco de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo e Uruguai.
Fonte: Mundo Lusíada