“No dia 10 de Junho é a data em que prestamos nossas homenagens à Pátria mãe, ao nosso poeta maior e àqueles que formaram comunidades nos mais diversos recantos do mundo. É por tudo isso que a nossa comunidade, através de suas lideranças e valentes integrantes de diversas Casas Regionais trabalham, ano após ano, para demonstrar a toda gente e à nação que os acolheu, o sentimento de cidadania e de orgulho por suas datas máximas. Também este ano, mais uma vez, não pudemos comemorar como gostaríamos, com música, boa gastronomia e convivência. Mas temos fé certeza que no próximo ano, com as bênçãos de Nossa Senhora de Fátima, poderemos, sim, fazer desta data a nossa festa maior, onde todos se encontrarão, se abraçarão e deixarão este flagelo para trás e no esquecimento. Viva Portugal! Viva o Brasil!”
O presidente Magno também participou de um encontro virtual, no dia 10 de junho, pelo Facebook da Casa de Portugal de São Carlos, sobre o seguinte tema: “A comunidade portuguesa no mundo – Quem somos? – O presente e o futuro”, juntamente com o deputado da Assembléia de Portugal, Paulo Porto. E um dos destaques deste debate foi a necessidade de atrair os jovens para a comunidade, despertando esta participação pelo esporte, pela música e pela cultura em geral. “Precisamos da nova geração para fomentar o nosso associativismo”, ressaltou o presidente do CCLB.
Houve também um colóquio digital intitulado “O Futuro da Comunidade”, de iniciativa do Consulado Geral de Portugal com o apoio da Casa de Portugal. Participaram deste colóquio o Dr. Paulo Nascimento, Cônsul Geral de Portugal; Dr. Antônio de Almeida e Silva, presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal; Dr Paulo Machado, vice-presidente da Casa de Portugal de São Paulo, além do Dr. Manuel Magno, presidente do CCLB