Ao começar a reunião, o presidente Magno e os participantes analisaram e discutiram sobre as comemorações de duas importantes datas: 22 de Abril – Dia da Comunidade Luso-Brasileira e do Descobrimento do Brasil, e 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Bom lembrar que antes da pandemia causada pela Covid-19, comemorava-se o 22 de Abril na Câmara Municipal de São Paulo e o 10 de Junho na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
“Agora temos pensar que esses dois lugares sempre celebraram as datas em sessões solenes, mas por enquanto, devido ao cenário atual de cuidados especiais com a saúde do cidadão, os lugares são limitados em ambos os ambientes. Por isso não podemos comemorar como sempre fazíamos em anos antes da pandemia”, disse doutor Magno. “Mas, como sempre, nosso Conselho promoverá um ato no Parque do Ibirapuera, frente ao monumento a Pedro Álvares Cabral em homenagem ao 22 de Abril, em princípio no dia primeiro de Maio. Trata-se de um local ao ar livre, o que é muito mais seguro para toda comunidade”, ressaltou.
Outro tema importante esteve na pauta da Reunião da Diretoria: a exposição denominada “Os Construtores do Brasil” , iniciativa do nosso Conselho e lançada em novembro de 2010, composta por 30 painéis que estão distribuídos dos em cinco módulos, e já passou por diversos ambientes culturais. Agora, estes Painéis que contam a verdadeira História do Brasil terão um destino nobre: a Escola Portuguesa de Santos, por um determinado período. Bom lembrar que a autoria deste trabalho foi de um ex-diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Conselho, Vital Vieira Curto.
Doutor Magno também esclareceu à diretoria que já estão prontas as medalhas cunhadas que celebram a memória de nosso eterno presidente de Honra, Comendador Valentim do Santos Diniz , e que poderão servir para prestar homenagem às autoridades de nossa comunidade. O Comendador Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, faleceu com 94 anos em março de 2008.
Também foi destacada, durante a reunião, a situação da Provedoria da Comunidade Portuguesa , localizada na Vila Cachoeirinha, Zona Norte da Capital, e que abriga idosos conterrâneos. Por conta da pandemia, muitos almoços, churrascos , bingos, chás , jantares, etc, destinados a arrecadar fundos para a manutenção dos internados foram suspensos. No entanto a Provedoria carece de recursos e os integrantes do Conselho pedem a colaboração de todos.