“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Concurso luso-brasileiro de “quadrinhos” homenageará centenário de Saramago

O projeto foi idealizado pelo Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em parceria com o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços). Ao todo, serão selecionadas 15 ‘histórias aos quadradinhos’ (HQs) inéditas de artistas brasileiros, de até quatro páginas cada uma, para compor uma publicação impressa, com a curadoria dos ‘quadrinistas’ Luli Penna, do Brasil, e Filipe Melo, de Portugal.

Num comunicado, o Instituto Camões frisou que a “escolha dos artistas das duas nacionalidades representa o compromisso do Camões Brasília em fortalecer a cooperação entre os países para a promoção da cultura e da língua portuguesa.” Por ser uma edição especial em homenagem ao escritor português José Saramago, as criações submetidas ao concurso devem dialogar com o tema e serem inspiradas na obra e ou na vida do autor, não necessariamente restrito à adaptação de um de seus textos.

De modo a garantir a inclusão e visibilidade de novos artistas, dentre o total de selecionados, no mínimo oito devem ser artistas iniciantes, que não tenham trabalhos individuais publicados em formato impresso ou tenham apenas publicado de forma independente. O edital de chamamento para inscrições no concurso foi anunciado no dia sete de março, e o prazo de envio dos trabalhos termina em 23 de abril de 2022.

O resultado será divulgado até o dia 1º de junho de 2022 nas redes sociais da Bienal de Quadrinhos e do Camões Brasília. A publicação impressa terá distribuição gratuita, com tiragem de 1.000 exemplares, pela Bienal de Quadrinhos, além da divulgação de sua versão digital.

Os trabalhos selecionados comporão a publicação impressa que será lançada oficialmente na programação do Flipoços 2022 – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (MG), que vai acontecer presencialmente de três a 11 de setembro.

Fonte: Portugal Digital

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo