Historicamente, Portugal está entre os dez principais emissores de turistas ao Brasil. São diversas as razões para que os destinos e atrativos brasileiros sejam escolhidos pelos portugueses. “O turista português busca no Brasil prioritariamente destinos de Sol e Praia, além de visitar a família, os amigos e também aproveitar traços culturais semelhantes em virtude das nossas raízes portuguesas”, detalha o presidente da Embratur, Carlos Brito.
De acordo com estimativas da Globaldata, houve queda acentuada do total de portugueses que visitam o Brasil após o início da pandemia de Covid-19, mas a recuperação está em andamento. Dos 176 mil portugueses que vieram ao país em 2019, o número chegou a 51 mil em 2020 e já subiu para 91 mil em 2021. A estimativa para a chegada de portugueses em 2022 é de aproximadamente 150 mil.
“Esperamos chegar aos números de 2019 o quanto antes e, logo que possível, ultrapassar e muito este número. Destinos de natureza estão sendo cada vez mais procurados e o Brasil tem sido a ‘bola da vez’ neste quesito. Um indicador de que poderemos ter números excelentes em 2022 é que a frequência semanal de voos de Portugal para o Brasil, em 2019, era de 65, e agora já temos frequência de 69 por semana”, explica Brito.
O presidente da Embratur reuniu-se com o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, na Embaixada brasileira e Brito disse que o ano de 2022 é especial para a promoção em Portugal, pois será celebrado o bicentenário da independência do Brasil e diversas atividades estão sendo organizadas pelo governo brasileiro. “Assim sendo o bicentenário foi um dos temas principais do estande do Brasil, além da divulgação das belezas dos nossos destinos e do reforço sobre os laços culturais que unem historicamente Brasil e Portugal”, salientou Carlos Brito.
Fonte: Mundo Lusíada