O novo presidente da organização é CEO da IROI, empresa de consultoria e gestão fundada pelo próprio no início deste ano. Antes disso, esteve 20 anos em cargos executivos na EDP, onde desempenhou funções de Diretor Global de Marca, Marketing e Comunicação do Grupo, coordenando as áreas de Portugal, Espanha, Estados Unidos e Brasil.
Mais tarde ocupou o cargo de administrador da EDP Comercial na EDP Brasil, em simultâneo com o cargo de diretor global de Comunicação. Nos últimos dois anos foi administrador da EDP em Espanha. De 2014 até recentemente foi também administrador da Fundação EDP e vice-presidente da Fundação Luso-Brasileira.
“É uma honra e um privilégio presidir a esta Fundação e uma enorme responsabilidade. A Língua Portuguesa interliga muitos continentes, países, personalidades, instituições e negócios, e por essa razão acredito que a Fundação deve recuperar relações antigas e impulsionar novas parcerias”, afirma o recém eleito presidente. “Entre Portugal e o Brasil não podem existir entraves, temos de construir pontes que unam a nossa rica e diversificada cultura”, afirmou Costa em nota da Fundação Luso-Brasileira.
A Fundação Luso-Brasileira está a serviço das empresas e de todos os agentes que promovem a aproximação econômica, empresarial e cultural, em particular, entre Portugal e o Brasil mas, também, entre estes dois países e restantes membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Com 250 milhões de pessoas que falam Português, é cada vez mais visível o crescimento da lusofonia em nível global, estimando-se alcançar 325 milhões até 2050.
Fonte: Portugal Digital