Há muito que Portugal se destaca, desde quando as caravelas lusas cruzaram os mares e, fazendo uso dos melhores conhecimentos científicos e práticos daquela época, fizeram grandes descobertas, sendo a maior delas o Brasil.
10 de junho é também a data da morte de Camões, em 1580, considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de da língua portuguesa e um dos maiores da humanidade. Autor da maior obra épica de Portugal, Os Lusíadas, e que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal, Luiz Vaz de Camões representa o gênio da Pátria na sua dimensão mais valorosa. Com certeza este poeta é o símbolo da união de todos os portugueses, um dos ícones da nossa terra e aqui estamos exaltando sua grande e imortal poesia.
Em meio a este importante dia, nosso Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo reveste-se de uma expressão valente quando o tema é a nossa cultura, usos e costumes, além do destaque em mostrarmos nossa história ao mundo. Avançamos a cada dia, como um povo unido sempre com foco na valorização desta união entre Brasil e Portugal.
É por tudo isso que a nossa comunidade, através de suas lideranças e valentes integrantes de diversas Casas Regionais trabalham, ano após ano, para demonstrar a toda gente e à nação que os acolheu, o sentimento de cidadania e de orgulho por suas datas máximas.
VIVA CAMÕES!
VIVA PORTUGAL!
VIVA AS COMUNIDADES PORTUGUESAS!”
Manuel Magno Alves, presidente do CCLB.