A Universidade de São Paulo é a mais bem cotada de toda a América Latina, ficando entre as 150 melhores do mundo. Em seguida vem a Unicamp, aparecendo depois as universidades UFMG, UFRJ, UFRGS e Unesp. A Universidade de Lisboa e Universidade do Porto surgem entre as 201.ª e 300.ª melhores do mundo. Seguem-se a Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, entre as 400 e 500 melhores, e a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra entre os 500.º e 600.º lugares.
Com Harvard em primeiro lugar pelo 20.º ano consecutivo, as universidades norte-americanas continuam no topo do ‘ranking’. Tal como no ano passado, as instituições anglo-saxônicas continuam entre as dez melhores: oito universidades norte-americanas e duas britânicas estão no topo da edição de 2022 deste ranking global das melhores instituições de ensino superior, que tem sido levado a cabo desde 2003 pela empresa independente Shanghai Ranking Consultancy.
No total, 39 universidades norte-americanas aparecem entre as 100 melhores.
Este ano, mais de 2.500 instituições foram examinadas para estabelecer a classificação. Já em julho, outro ranking do Times Higher Education (revista inglesa) deste ano, mostra o Brasil com sete universidades entre as 10 melhores da América Latina.
Eis a lista das 20 melhores universidades da América Latina: