“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Carnaval em Santos: escola é campeã com enredo sobre o português Armênio Mendes

A escola entrou na avenida com 1100 componentes, 12 alas e duas alegorias, com o objetivo de replicar a grandiosidade das obras e história de vida de Mendes. Vencedora em 2020, a Unidos dos Morros manteve a coroa do Carnaval santista e conquistou o segundo título consecutivo, após a apuração das notas do desfile das escolas de samba de 2023, realizada na tarde do dia 14 de fevereiro, no Teatro Municipal Braz Cubas.

A escolas optou por representar na avenida um lado mais família, trazendo a vila onde Armênio Mendes nasceu em Portugal para o desfile, e relembrando sua vitoriosa história na cidade do litoral paulista. Armênio Mendes foi Cônsul Honorário de Portugal em Santos, um dos maiores empresários do Brasil, e um grande exemplo para diáspora portuguesa como para o universo da construção civil. Natural de Chão de Couce, distrito de Leiria, desembarcou no Brasil em 25 de abril de 1963.

Com o enredo homenageando Armênio Mendes, a escola da ‘cidade alta’ conquistou 179,9 pontos, levando o troféu de campeã e o prêmio de R$ 26.620,00. O presidente da Unidos dos Morros, Fábio Fernandes Carvalho, o Chitinha, atribuiu a conquista à garra e ao canto da comunidade.

Eis o samba-enredo da escola vencedora:

“Desce o Morro Construindo História: Armênio Mendes, o Empreendedor de Sonhos”

A vida… esculpida em poesia
Em belos campos se inspira
Um gajo que vem lá de além-mar
Que traz no sangue a essência, herança
A garra da terra natal
Coragem e perseverança em seu ideal
Na fé, na força do santo guerreiro
Segue a sua trajetória
Junto a Nossa Senhora, sempre a lhe abençoar
Nossa Senhora sempre a lhe abençoar
E nas adversidades… venceu
Na Terra da Caridade… empreendeu
Gira a roda do progresso
Da praia mira o mar
Acerta o alvo do sucesso… edificar
Santos amada e querida
Desperta a luta de um sonhador
Em laços a diplomacia, unidos de amor
Na obra da vida
Escritura que não se apagou!
Descendo o morro…
Lembranças, saudades
Nos quatro cantos da Cidade
A sua marca, sua mão!
Marias do seu coração
Família o seu bem maior
Eternizado em nosso pavilhão
É de arrepiar… emocionar
Poder voltar a sambar novamente
Chegou o morro cantando contente
Exaltando Armênio Mendes!

Compositores: Nikinha, Cabelo, Celso Tom Maior, Zé Robertto, Marcio Índio, Fábio Alemão, Pablo e Marcio Pessi.
Intérpretes: Ito Melodia e Primo do Pandeiro.

Fonte: Mundo Lusíada

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo