O presidente do Conselho, Manuel Magno Alves, iniciou o encontro sempre confiante na participação e ações de sua diretoria e disse: “temos muito trabalho neste 2023 e estamos determinados neste período pós-pandemia com pleno retorno às nossas atividades”.
O encontro começou com a apreciação das contas do ano de 2022, já com aprovação do Conselho de Fiscal; também com a apreciação do relatório de atividades do ano de 2022, já encaminhado à Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, na qual o Conselho obteve a renovação do Certificado de Utilidade Pública. Por último a diretoria fez análises com foco e algumas considerações sobre as comemorações alusivas ao 22 de Abril – “Dia da Comunidade Luso-Brasileira e do Descobrimento do Brasil”.
Na oportunidade, o presidente Magno sugeriu que é preciso haver um chamamento em relação aos mais jovens da nossa comunidade. “Seria interessante que os jovens participassem das Associações em suas regiões, prestigiando as atividades culturais e gastronômicas que propagam e perpetuam a nossa história”.
Em relação ao Dia do Descobrimento do Brasil – 22 de abril de 1500 – data em que os portugueses chegaram às terras onde, mais tarde seria o Brasil, o nosso Conselho, com certeza, fará suas devidas comemorações. “Estamos analisando com nossa diretoria e até com os presidentes de nossas Associações para comemoramos este dia que é extremamente importante para todos nós. Já estamos trabalhando em torno desta data que, além do Descobrimento, também comemora o dia da Comunidade Luso-Brasileira, e assim logo mais avisaremos a programação para todo nosso público interessado em celebrar 22 de abril”, informou o presidente Magno”.