“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Feira de empregos em Braga para profissionais de turismo

Com o mercado turístico aquecido, as vagas de emprego aumentam, e de acordo com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), ainda faltam cerca de 45 mil trabalhadores ao setor. Em busca de soluções e de profissionais para suprir as vagas do Turismo em Braga, o município recebeu uma feira de empregos dedicada ao setor turístico. Foi a 1ª Feira de Empregos para Profissionais do Turismo de Braga será realizada no dia 22 de setembro.

A iniciativa resultou da parceria estabelecida entre a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX EUROPA), a Associação de Profissionais de Turismo do Minho (APROTURM), a Academia de Formação (SABFORMA), e a SONAE SIERRA, com o alto patrocínio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP – Braga) e Câmara Municipal de Braga.

De acordo com os organizadores, entre os objetivos foi a realização de entrevistas entre empregadores e profissionais de turismo. O que já pode resultar em contratações imediatas para suprir as vagas. Desta forma houve uma maior aproximação entre a oferta e a procura, criando novos empregos. A Feira tem ainda o objetivo de atrair profissionais de outros países que estejam residindo na zona de Braga.

“Sabemos que muitos imigrantes estão em busca de trabalho e o Turismo precisa dessa mão de obra. Por vezes são profissionais qualificados e que em alguns casos já têm experiência na área”, explica Bruno Gutman, diretor Norte da Funcex Europa, uma das entidades promotoras do certame. A Funcex tem como um de seus objetivos apoiar o comércio exterior do Brasil, seja via a internacionalização de empresas, investimentos diretos ou pela contribuição através do direcionamento da mão de obra qualificada brasileira. Com isso, a Funcex atua como um agente econômico local e contribui para o desenvolvimento das regiões e dos países em que tem atuação.

A comunidade brasileira é a nacionalidade que representa o maior número de estrangeiros no município de Braga, estima-se que dos cerca de 200 mil habitantes, 15 mil sejam brasileiros. “A feira aconteceu para todos que tinham interesse nas vagas, portugueses e estrangeiros, entretanto sabemos que há um grande número de imigrantes brasileiros que já trabalharam no setor do turismo no Brasil, ou mesmo em Portugal e que estavam à procura de oportunidades de trabalho”, revelou o diretor.

Em 2025 Braga será a Cidade Portuguesa da Cultura e contará com o apoio de dois milhões de euros para atrair visitantes, o que prevê um aumento ao nível de vagas abertas para o setor. Sobre as vagas oferecidas na feira, destacou-se sobretudo, empregos para o setor de alojamento, restauração e até animação turística.

Algumas vagas que precisam de trabalhador passam por cozinheiro(a), empregado(a) de mesa, técnico de turismo, copeiro(a), consultor(a) de viagens, recepcionista de hotel, bagageiro(a), housekeeping (serviço de limpeza), colaborador(a) para serviços de limpeza em unidade de Turismo Rural, entre outras.

Fonte: Câmara Portuguesa

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo