Logo no início da reunião, frente a um significativo comparecimento de entidades e convidados, Marcelo Guerra discorreu sobre sua visita realizada na Câmara Portuguesa, na Capital, onde focou, em especial, sobre a missão central do Conselho “que é preconizar a difusão dos valores históricos e culturais que unem Brasil e Portugal, representando, unindo e engrandecendo nossa comunidade luso-brasileira e seu valioso movimento associativo, além de ressaltar o Plano de Ação CCLB – Triênio 2023/202”.
Durante o encontro, muitos convidados se apresentaram e destacaram a satisfação de ali estar como Ricardo Marques, presidente da Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto. ”Quero colaborar para revigorar a comunidade portuguesa”. Rui Cintra, presidente da Casa de Portugal de São Carlos, jornalista de profissão, falou da importância da sua cidade com milhares de empresas que representam 90% de tecnologia de ponta, e que também quer colaborar para revigorar a nossa comunidade.
“Estamos abrindo o leque com novas pessoas de todo Estado se apresentando para o fortalecimento do nosso Conselho, argumentou Marcelo Guerra. Um dos temas analisados e debatidos durante o encontro foi o IPTU, de competência municipal, das Casas Regionais que no Rio de Janeiro são isentas deste imposto, o que seria de grande valia para os demais municípios.