Esta reunião Ordinária da Diretoria do CCLB, além da presença de muitos associados, teve a honra de receber o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva e o Cônsul-Geral Adjunto, Jorge Longa Marques. Foi um encontro produtivo, repleto de planos para contemplar o crescimento do Conselho. “Temos a necessidade do crescimento do associativismo e para tanto faz-se necessário conscientizar todas as entidades, pois assim seremos mais fortes. Sempre bom lembrar que o Conselho somos todos nós”, destacou o presidente Antero.
Assim como o presidente da Câmara de Comércio, Nuno Rebelo de Sousa, e os demais presentes à reunião foram unânimes em ressaltar a importância dos eventos e assim unir cada vez mais as entidades. Para tanto, de acordo com o presidente Antero, já está sendo providenciado um calendário para que muitas das casas folclóricas possam ordenar suas festas e encontros para 2024. Na oportunidade, o Cônsul –Geral Adjunto, Jorge Longa Marques, disse que vê com bons olhos que há espaço para eventos coletivos, “criando assim novas ofertas culturais. Aqui em São Paulo há uma presença histórica de Portugal e o caminho é unir as casas”, concluiu.
Um plano de ação para o próximo ano foi bem aceito por todos os presentes para assim, fortalecer o Conselho. Entusiasmados com o encontro, muitos relataram como está a situação de cada entidade, como o representante da Casa de Portugal do município de Ribeirão Preto, o da Beneficência Portuguesa de Campinas, de Ana Cristina Calvinho, presidente da Casa de Portugal de Campinas, e foi dada a notícia de que em 14 de outubro de 2023, foi lançado oficialmente o nome da Casa de Portugal de São João da Boa Vista e região, localizada a 218 km da capital paulista. Todos unidos pela relação luso-brasileira.
O Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva manifestou ser muito interessante o grau de participação de todos os presentes. “Vocês realmente representam a comunidade luso-brasileira e este Conselho tem a capacidade de agregar todos do Interior e do Litoral, além da Capital. Precisamos congregar agendas até fora da cidade de São Paulo para dar voz do nosso apreço pela comunidade. Quero dizer que o Conselho tem a competência única de partilhar informações, datas, para estar junto com o Consulado e o Consulado estar junto com o CCLB. É importante a comunicação e também a troca de informações para o nosso crescimento”, ressaltou o Embaixador.
O presidente Antero informou que as agendas de 22 de abril e de 10 de junho de 2024, com suas respectivas comemorações já estão sendo pensadas e planejadas. “E na medida do possível, as reuniões mensais do Conselho serão realizadas em outras casas, como será a de 30 de novembro próximo, no Sindicato da Panificação. Tudo para valorizar as entidades”, afirmou Antero.