“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Passaporte português entre os cinco mais poderosos do mundo

O Henley Passport Index, ranking que classifica quais passaportes do mundo dão acesso a mais destinos sem necessidade de visto prévio, divulgou recentemente uma lista em que o documento português aparece em quinto lugar. Essa vantagem reforça ainda mais a importância da aquisição de uma segunda cidadania, especialmente a portuguesa, como uma vantagem estratégica para quem deseja iniciar um processo de imigração.

De acordo com Patricia Valentim, diretora executiva da CV Assessoria Internacional, empresa de assessoria em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, o governo português disponibiliza diversos programas aos seus cidadãos. “Em casos em que a segunda cidadania está vinculada a países signatários de acordos específicos, surgem oportunidades únicas, possibilitando a elegibilidade para vistos que simplificam a entrada em diferentes regiões”, destaca.

Obter a segunda cidadania, notadamente a portuguesa, confere uma maior mobilidade e flexibilidade em termos de residência ou estudo, o que é especialmente benéfico para aqueles que desejam explorar oportunidades em diferentes nações. “É crucial reconhecer que cada situação é única e vários fatores influenciam o processo de imigração para diferentes partes do mundo. Habilidades profissionais, histórico educacional e outros elementos desempenham papéis importantes nesse processo”, destaca Patrícia.

Diferentemente dos cidadãos brasileiros, os portugueses têm um acordo bilateral com os Estados Unidos, o que permite sua entrada no país sem a necessidade de visto de turista ou de negócios, por até 90 dias. “Isso torna a parte burocrática das viagens algo mais ágil, seja para negócios, turismo ou encontros familiares”, finaliza.

Fonte: Mundo Lusíada

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo