Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo participa deste importante evento. Entre outros itens destaca a forte e diversificada gastronomia paulista. “São 300 estabelecimentos e produtores regionais de mais de 200 cidades paulistas que integram o nosso Programa Sabor de SP, a maior iniciativa de valorização da gastronomia do país. A missão é tornar SP o destino favorito do turista português e europeu, colocando o Estado na prateleira das agências de viagem internacionais”, ressalta Lucena.
E continua: “São Paulo tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, além de ser um dos destinos de lazer e negócios mais completos do país. Quase a metade (45,7%) dos turistas portugueses que visitam o Brasil vêm para SP. Segundo a Embratur, Portugal é um dos principais emissores de estrangeiros para SP. Em 2023, foram mais de 83 mil visitantes portugueses em SP, superando a pandemia”. De acordo com projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o Estado deve ultrapassar os 49 milhões de turistas até dezembro, número recorde da série histórica, gerando 46 mil novos postos de trabalho formais diretos e movimentando R$ 304 bilhões.
Vale ressaltar que o estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) neste ano conta com 32 coexpositores. O foco da promoção deste ano contará com ativações de experiências de cinco segmentos prioritários: Sol e Praia, Natureza, Gastronomia, Cultura e Turismo de Luxo. A Prefeitura de São Paulo também está presente na BTL 2024 representada pela Secretaria Municipal de Turismo e tem um estande dedicado à cidade de São Paulo no pavilhão 4, que concentra os destinos internacionais. Conta com um ambiente de encontros e atendimento aos visitantes, além de um espaço dedicado ao Mercado Municipal Paulistano, ícone da arquitetura neoclássica na cidade e espaço gastronômico que está ganhando cada vez mais importância como ponto turístico.