Com base nesse instrumento, os dois institutos poderão promover iniciativas conjuntas para fortalecer sua atuação internacional, incluindo-se a concepção de projetos colaborativos, a otimização do uso de espaços no exterior e o fortalecimento do uso da Língua Portuguesa como idioma oficial e de trabalho em organismos e foros internacionais.
A presidente do Camões, IP, Ana Paula Fernandes, e o diretor do Instituto Guimarães Rosa, Marco Antonio Nakata, estiveram na assinatura em Brasília, do Memorando de Entendimento para a cooperação nos domínios da Língua Portuguesa, Educação e Cultura.
O IGR é um órgão governamental brasileiro voltado à diplomacia cultural e educacional do Brasil e atua na cooperação educacional e na promoção da cultura e da variante brasileira da língua portuguesa. A cooperação com o Instituto Camões permitirá valorizar e ampliar o uso da língua portuguesa no mundo.
O Camões, I.P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimônio próprio, que segue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sob superintendência e tutela do respectivo ministro.