Em 2023 e até ao momento, foram registados 2.251 eventos na capital portuguesa que atraíram mais de 592.178 participantes de todo o mundo. A localização privilegiada, as infraestruturas modernas e versáteis, bem como as excelentes acessibilidades, combinadas com a transversalidade das experiências culturais, tornaram Lisboa uma escolha incontornável na Europa para a organização de eventos. Desde 2019, Lisboa ocupa o 2º lugar do ranking mundial da ICCA (International Congress and Convention Association), tendo estado anteriormente e, consecutivamente, no Top 10.
O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) desempenha um papel significativo na economia lisboeta, contribuindo de forma expressiva para o turismo e o desenvolvimento econômico, nomeadamente na geração de receitas e criação de emprego. Em 2022 e 2023, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) disponibilizou uma verba superior a €1 milhão para a captação e apoio de congressos, eventos corporativos e eventos associativos, por meio do Fundo de Desenvolvimento Turístico local (financiado com receitas geradas pela taxa turística) e da coparticipação da ATL no programa nacional “Portugal Events”, com 25% do financiamento global.
Tem mais: a cidade do Porto é o Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar, Braga o Melhor Destino Emergente e os Passadiços do Paiva voltam a ser Melhor Atração no Turismo de Aventura na edição de 2024, na gala de Berlim. No Minho, a Pousada Mosteiro de Amares venceu na categoria de Melhor Hotel Romântico. E pelo sétimo ano consecutivo, a TAP recebeu a distinção dos World Travel Awards como a melhor Companhia Europeia a voar para África e para a América do Sul.
A escolha dos vencedores dos World Travel Awards foi feita através de um processo de votos online, maioritariamente de profissionais da área de turismo e viagens, como agentes de viagem, operadores e organizações de turismo de vários países, mas também do público em geral.
Fonte: Câmara Portuguesa