O tema central deste encontro envolveu a importante data de 22 de abril, dia do Descobrimento do Brasil, que não é destacado pela população brasileira; data também é alusiva ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira e aos 50 anos da Revolução dos Cravos, em 25 de abril.
De acordo com integrantes do Comitê Social do CCLB, a comemoração será realizada no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense de São Paulo localizada na Estrada Velha de Bragança Paulista, na Serra da Cantareira, Mairiporã, SP. “ Tudo está em perfeito andamento’ – disse a diretora do Comitê Social, Fátima Macedo. Estamos trabalhando para apresentar um dia especial muito especial para todos, ocasião em que 10 personalidades da comunidade serão homenageadas. A solenidade terá como orador oficial o dr. Fernando Capez.
Durante a reunião foram discutidos temas como a criação do Conselho Jovem e, na oportunidade, Giulia Ferrão, do Comitê Especial de Apoio, disse da importância deste segmento para a continuidade do trabalho do Conselho, com grupo de pessoas de 15 a 30 anos. “Já estamos implantando um grupo de WhatsApp para conversarmos e analisarmos o que esta juventude quer e prioriza nesta nova comunidade para eles”, informou Giulia.
Marcelo, Guerra, vice-presidente do CCLB, informou sobre a comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, reunindo o Conselho da Comunidades Luso-Brasileira do Estado de /SP, o Consulado Geral de Portugal e a Casa de Portugal. O ato acontece no dia 27 de abril, sábado, das 9 às 21 horas, com música regional, artesanato e gastronomia, no Jardim Lusitânia, próximo ao Parque Ibirapuera, Capital. Antes do final da reunião, Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do CCLB, colocou em votação a peça orçamentária sobre o balanço fiscal de 2023 que, em seguida, foi aprovado por unanimidade.