“Tivemos uma tarefa muito difícil, que era conseguir finalizar as obras físicas e o lado museológico a tempo de abrir para o aniversário. Mas conseguimos e já temos a confirmação e a garantia de que vai ser mesmo em 19 de julho”, afirmou o presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino Ferraz.
Ferraz assumiu que será um dia muito importante para o concelho e que espera contar, igualmente, “com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e outras entidades nacionais e de outros países, onde esteve o cônsul. “Também os jardins, que contávamos abrir mais tarde, serão inaugurados nesse dia e vamos conseguir inaugurar os dois espaços no mesmo dia e isso deixa-nos muito felizes e é uma justa homenagem a Aristides de Sousa Mendes”, realçou o presidente da Câmara local.
O dia 19 será ainda marcado pela atuação da Orquestra Clássica do Centro, nos jardins da Casa do Passal, que contará também com a presença de muitas vozes como solistas e, algumas, de projeção nacional. Na véspera, dia 18 de julho, na recepção à família de Aristides de Sousa Mendes e aos descendentes dos refugiados, a Contracanto apresentará o musical que fez em homenagem ao diplomata, “Aristides”.
O presidente disse que a partir do dia 20 o museu estará aberto ao público e, “está já trabalhando com os agrupamentos das escolas para visita dos alunos ao museu para conhecer e aprender com o exemplo” do cônsul natural de Cabanas de Viriato, em Carregal do Sal. O museu, que terá uma exposição permanente e duas salas para exposições temporárias, ira acolher “uma ou duas vezes por ano mostras de museus das cidades por onde passou Aristides de Sousa Mendes, assim como ligadas à temática do holocausto”.
Em tempo: Aristides de Sousa Mendes foi um Diplomata português que durante a II Guerra Mundial salvou mais de 30.000 vidas da perseguição Nazi, em 1940, no que é considerado como a maior ação de salvamento empreendida por uma pessoa individual.
Fonte: rtp.pt/notícias/lusa