“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de Abril comemora-se a libertação de Portugal de uma longa e opressiva ditadura, que começou em 1926.

Muitas autoridades estiveram presentes nesta cerimônia reunindo o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário; o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, embaixador António Pedro da Vinha Rodrigues da Silva; o presidente do Conselho da Comunidade Luso-brasileira do Estado de São Paulo (CCLB), Antero José Pereira; o presidente do Conselho Deliberativo do CCLB, Antônio de Almeida e Silva; Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Aldo Rebelo, representando o prefeito Ricardo Nunes e Sérgio Gomes do Centro Cultural 25 de Abril.

Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB disse “que a Revolução dos Cravos ou, se preferirem, a Revolução do 25 de abril de 1974 que este ano comemora 50 anos, preconiza a difusão dos valores históricos e culturais que unem Brasil e Portugal, representando e unindo e engrandecendo a comunidade luso-brasileira e o seu valioso movimento associativo. Este é um dos objetivos do nosso Conselho, instituição fundada em 1981, congregando ações e realizações que despontam sem distinção de sexo, cor, credo político, religioso, condição social, destacando a importância do movimento associativo”.

O presidente ainda ressaltou o que considera fundamental para o Conselho: preservar, manter e desenvolver os valores históricos e culturais que unem Brasil e Portugal; engrandecendo e difundindo os laços existentes entre portugueses e brasileiros; valorizar a imagem dos luso-brasileiros as relações econômicas e comerciais entre Brasil e Portugal; exercer a representação da comunidade luso-brasileira do Estado de São Paulo nos assuntos de interesse público, apoiando a tolerância e opondo-se a atitudes discriminatórias de qualquer espécie. 

“Este é o momento de recordarmos este valor da liberdade que foi obtido em abril de 1974, sem armamento, e a partir daí palavras como Liberdade e Democracia começaram a fazer sentido para todos os portugueses. Por último, nós, portugueses e luso-descendentes olhamos sempre para o futuro tal como fizemos nas grandes Epopeias Marítimas. Viva o Brasil e Viva Portugal”, concluiu Antero Pereira.

Durante esta comemoração, no Largo Mestre de Aviz, houve apresentação, desde às 11h00, do grupo Folclore e Etnografia Região Autónoma da Madeira, Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, Rancho Folclórico Português Aldeias da Nossa Terra, Grupo Folclórico Adulto da Casa da Ilha da Madeira, cantora Maria Emília, e fechando a programação às 18h30, com show de Rodrigo Leal. Tudo isso com diversificada gastronomia lusa. Grande e importante festa. 

Ao final, houve a inauguração do Monumento ao 25 de Abril, no Largo Mestre de Aviz, no Jardim Lusitânia. A peça é do escultor português José Aurélio. A peça em aço e bronze tem sete metros de altura.    

A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas em que se perpetua a maneira de ser da comunidade é uma realidade. Nossas festas, nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia, na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos nossos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 26 de setembro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial, uma vez que os conselheiros, muito animados, vão preparar um almoço para reunir a comunidade.
Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros aconteceram em 13 de setembro, no município de Chapada dos Guimarães.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo