Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB), ao abrir a solenidade destacou a magnitude das datas, lembrou que o aguerrido povo português descobriu um gigante e “que temos orgulho do nosso Portugal, com nossas aldeias, nossas crenças, tradições e costumes que trouxemos para o Brasil. E os 50 anos da Revolução dos Cravos, feita sem sangue, trouxe a liberdade para o povo português. Viva Portugal! Viva o Brasil! ”.
Na mesa principal, ao lado do presidente Antero, estavam o vereador por SP, Marcelo Messias; o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, embaixador António Pedro da Vinha Rodrigues da Silva; Vice-prefeito de Mairiporã, Jorge Salomão Chamma; Orador Oficial, Fernando Capez; Deputado da Assembleia da República de Portugal, Manuel Magno Alves; Cônsul Geral Adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques; Decano do CCLB, Artur Andrade Pinto e o presidente da Casa de Açores e Vice- presidente no CCLB, Marcelo Guerra. Vale dizer que todos se pronunciaram em favor desta comemoração promovida pelo CCLB, cujo proponente foi o vereador Marcelo Messias.
Os Hinos Nacionais do Brasil e de Portugal foram executados pela Banda Política Militar regida pelo Maestro 1º Sargento PM Jesiel. Em seguida Fernando Capez foi o orador oficial da comemoração. Ele é Procurador da Justiça, Mestre e Doutor em Direito, Deputado Estadual por três mandatos, foi Secretário Estadual de Defesa do Consumidor e Presidente do Procon/SP. Sua explanação passou pela grandiosidade da Escola de Sagres, pelo agradecimento a Portugal em razão da descoberta do Brasil, “um país com dimensão continental e que devemos aos portugueses o nosso Tratado de Tordesilhas. Assim como 25 de Abril – Revolução dos Cravos trouxe para Portugal a cara da Modernidade”, completou Capez.
Diversas personalidades foram homenageadas pelo Conselho, com diplomas: Armando Henrique Oliveira, Fábio Gabriel dos Santos, José Eduardo Pereira, Lúcia Albano Pinto, Maria Helena Ribeiro, Maria Leonilda dos Reis Jacob, Oscar Augusto Ferrão Filho, Rui Jorge Correia Taipas Sintra e Antônio Joaquim Freixo.
O evento também contou com a presença de representantes trajados e com o estandarte dos Grupos e Ranchos Folclóricos: Casa do Minho de São Paulo, Santa Marta dos Navegantes, Casa de Portugal de São Paulo, Pedro Homem de Mello, Casa Ilha da Madeira, Vilas de Portugal, Associação Portuguesa de Desportos, Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira, Veteranos de São Paulo, Casa dos Açores, Aldeias da Nossa Terra e Arouca São Paulo Clube.
Neste especial evento, com casa lotada, a partir das 13h30 teve início o almoço, por adesão, com animação do Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira de São Paulo. Foi um sucesso.