Por mais de três décadas, o Comendador Antonio dos Ramos liderou com generosidade e dedicação a Casa de Portugal, a mais importante entidade luso-brasileira de São Paulo” informa uma das principais instituições luso-brasileiras. “Nossa eterna gratidão ao Comendador Antonio dos Ramos, que tanto contribuiu e se dedicou à comunidade luso-brasileira. Sua atuação tornou a Casa de Portugal uma referência na promoção cultural e um pilar fundamental na nossa comunidade” traz ainda a associação.
Também a Embaixada de Portugal em Brasília divulgou mensagem de condolências à família e aos associados da Casa de Portugal. E o Presidente da República lamentou a morte do Comendador António dos Ramos e enviando condolências família e amigos, louvando o seu papel à frente dos destinos da Casa de Portugal em São Paulo. “O Comendador contribuiu decisivamente para a valorização da identidade cultural do nosso país no Brasil, ajudando a reforçar os laços entre os dois países e povos” traz a nota de Marcelo Rebelo de Sousa.
O velório aconteceu em Funeral Home em São Paulo, no dia 27 de julho,
História
Antonio dos Ramos nasceu em 19/01/1942, em Vilarelho da Raia – Chaves – Portugal. Era casado com Selene Fátima de Oliveira Ramos, natural de Anadia, Portugal, com quem tem duas filhas: Ana Carolina de Oliveira Ramos e Flávia de Oliveira Ramos.
Ele Chegou ao Brasil em 1959, com 17 anos de idade. Em 1960 fundou a firma Ramos Representações Ltda e iniciou a carreira de vendedor viajante no ramo de autopeças. Em 1963, fundou, em sociedade com os irmãos Frederico dos Ramos e João Batista dos Ramos, a Ginjo AutoPeças Ltda., distribuidora de peças para automóveis, caminhões e tratores para todo o Brasil, hoje uma das maiores empresas do País no ramo.
Em 1994, também em sociedade com os irmãos Frederico e João, iniciou as obras de restauro do Forte de São Francisco, um Monumento Nacional do século XVII, em Chaves, Portugal, que se encontrava em estado de total abandono, transformando-o numa das mais cintilantes joias da hotelaria, inaugurado em maio de 1997 pelo presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.
Antonio dos Ramos foi vice-presidente da ANDAP – Associação Nacional dos Distribuidores de AutoPeças de 1972 a 1996; vice-presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras de 1985 a 2000; presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo de 1993 a 2005; presidente da Casa de Portugal de São Paulo com a primeira gestão iniciada em 1985, e transformou-a na entidade singular na difusão da cultura portuguesa no Brasil.
Em 1987, Mário Soares, presidente de Portugal, em visita oficial ao Brasil, condecorou-o com a Comenda Medalha do Infante Dom Henrique e, nesse mesmo ano de 1987, foi condecorado pelo Governo Brasileiro com a Medalha de Honra ao Mérito do Trabalho. Em 1994, a Câmara Municipal de São Paulo, atribuiu-lhe o título de Cidadão Paulistano e em 2000 a Câmara Municipal de Chaves atribuiu-lhe a Medalha da Cidade.
Fonte: Mundo Lusíada.