“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Em Nova Iorque, líderes da CPLP defendem participação mais fortalecida

Entre os líderes estiveram os presidentes de Angola, João Lourenço, de Moçambique, Felipe Jacinto Nyusi, de Cabo Verde, José Maria Neves, e da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló. Os primeiros-ministros Xanana Gusmão, de Timor-Leste, e Patrice Trovoada, de São Tomé e Príncipe, estiveram no encontro ao lado dos ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, e da Guiné Equatorial, Siméon Oyono Esono. O Brasil foi representado pelo embaixador junto à ONU, Sérgio Danese.

Sobre o momento de consulta “política e diplomática”, o titular da presidência rotativa da CPLP e chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, listou temas locais levantados e questões que precisam de atuação em conjunto.

“A CPLP vai bem. Depois do encontro ou da cimeira que nós realizamos em São Tomé e Príncipe em agosto do ano passado foi a primeira ocasião que tivemos de estarmos todos juntos ao nível de chefes de Estado, chefes de governo e representantes dos países. Foi um bom encontro informal, sem nenhuma agenda vinculativa, onde permitiu que cada Estado-membro refletisse sobre aquilo que é a situação interna em cada um dos países, as relações e a própria comunidade, porque para nós os membros dessa comunidade vivemos de um espírito de entreajuda entre os Estados e não num espírito de deixar ao abandono ou não acompanhar os outros povos, até porque os problemas alguns deles são comuns.”

No próximo ano, a Guiné-Bissau assume a presidência do bloco lusófono que há 25 anos tem o estatuto de observador das Nações Unidas concedido pela Assembleia Geral. Uma resolução bianual sobre a cooperação entre as duas organizações tem orientado as relações entre as duas partes.

“É o caso das alterações climáticas, nós temos imensos problemas que cada um dos países foi vivendo recentemente no caso concreto dos grandes incêndios em Portugal proximamente teremos a discussão do orçamento em Portugal, as eleições em Moçambique. Portanto, tudo isto descontraidamente fomos abordando e dando as nossas opiniões e o que é muito bom. Espero que este espírito prevaleça. Também foi um momento para nos despedirmos do presidente Nyusi que acaba o seu mandato brevemente. Tudo isto entrou neste encontro mais de confraternização e informal à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas.”

A CPLP tem acordos com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, para a Alimentação e a Agricultura, Organização Internacional do Trabalho e a ONU Mulheres.

Fonte: da redação do Mundo Lusíada com ONUNews

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo