“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Países da CCLP unidos pelo turismo sustentável

No encontro, sob o tema “Turismo Sustentável e Inclusivo: Desafios e Oportunidades”, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste definiram um Plano de Ação 2024-2026, alinhado à Agenda 2030 das Nações Unidas. O documento envolve pontos como o apoio à gestão ambiental de orlas costeiras da Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO e o fomento a atividades produtivas e criativas.

O plano prevê avanços na criação da Rede de Geoparques UNESCO da comunidade, de forma a favorecer a preservação e a valorização do património geológico, natural e cultural, bem como a promoção e a divulgação de boas práticas de acessibilidade. Neste sentido, o texto define o compartilhamento de guias sobre a temática, além da troca de experiências a respeito de novas técnicas de administração de territórios com fins turísticos.

Representando o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, a secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio, destacou a contribuição do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, lançado neste ano, ao desenvolvimento sustentável e inclusivo. “O nosso Plano Nacional está totalmente alinhado ao proposto nesta reunião, de modo que o turismo seja vetor de desenvolvimento sustentável e gerador de trabalho e renda aos cidadãos”, enfatizou.

A secretária apontou, ainda, aprimoramentos com a nova Lei Geral do Turismo brasileira e citou recentes conquistas do Brasil na área. Entre elas, a instalação do 1° Escritório da ONU Turismo nas Américas e Caribe; a realização da Cúpula do G20 de 2024 e da COP 30 de 2025, em Belém (PA). “Reafirmo o compromisso em cooperar com a CPLP e colocamos à disposição todas as equipes técnicas do Ministério do Turismo. E os convido para conhecer o nosso país”, completou.

Fonte: Mundo Lusíada

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo