O projeto vai adaptar o Mapa do Emprego de Lisboa, uma ferramenta interativa da Câmara Municipal com oportunidades de trabalho e ofertas de formação, para facilitar a integração profissional dos imigrantes, “promovendo uma resposta digna e estruturada ao desafio da empregabilidade”, disse a autarquia, numa nota.
“Além disso, serão firmadas parcerias com associações do setor, especializadas em integração de imigrantes e refugiados através da empregabilidade, garantindo que os imigrantes tenham acesso a formações ajustadas às exigências do mercado português”, acrescentou a CML
Segundo a Câmara de Lisboa, a ideia surgiu no Conselho de Cidadãos de Lisboa, uma iniciativa de participação cívica com quase três anos e que tem como objetivo envolver os cidadãos na tomada de decisões sobre a cidade. O Mapa do Emprego de Lisboa tem atualmente quase 6.000 oportunidades de trabalho e perto de 2.000 ofertas de formação.
Fontes: Mundo Lusíada com Lusa