Os acordos estabelecem parcerias entre Museus e Monumentos de Portugal e o Instituto Brasileiro de Museus, entre a Biblioteca Nacional de Portugal e a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil, e um terceiro protocolo referente ao intercâmbio artístico entre os dois países.
O primeiro memorando visa fomentar a cooperação entre as instituições museológicas dos dois países, promovendo a investigação, a formação de profissionais e o intercâmbio de experiências e exposições. Segundo as instituições envolvidas, este acordo permitirá aprofundar a colaboração no setor cultural e da preservação patrimonial.
Já o segundo protocolo, entre as bibliotecas nacionais dos dois países, tem como objetivo fortalecer a cooperação em digitalização de acervos, intercâmbio técnico e promoção da cultura e literatura em língua portuguesa. O Ministério da Cultura do Brasil destaca que esta iniciativa contribuirá para a acessibilidade ao património documental e bibliográfico, beneficiando investigadores e o público em geral.
O terceiro acordo pretende impulsionar o intercâmbio artístico, através da criação de um programa de bolsas para promover a mobilidade e internacionalização de artistas portugueses e brasileiros. Esta iniciativa prevê ainda a ligação a redes internacionais para a disseminação da arte e cultura de ambos os países.
Fonte: Coffeepaste