O executivo de 48 anos nascido em Lisboa e desde 2014 na cadeira de CEO da EDP, afirmou ser um momento histórico, junto com a aproximação do marco do bicentenário da Independência do país. “Como maior investidor português no Brasil, não podíamos deixar de estar presentes em um evento tão importante, junto ao Governo do Estado e à USP. O Museu do Ipiranga é um patrimônio que conecta a memória de Portugal e Brasil, e está no coração do povo brasileiro”. Fechado desde 2013, esse espaço cultural recebia uma média de 350 mil visitantes anuais.
O Museu Paulista, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, é um órgão da USP, integrado desde 1963, sendo considerado uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História. Sua curadoria tem como foco a formação e a ampliação de coleções, sua conservação física, seu estudo e documentação de seus arquivos. Dessa forma, o Museu disponibilizará acesso ao seu conteúdo através de exposições, cursos, programas educativos e publicações.
Segundo a EDP, apoiar a cultura e a arte dos países lusófonos evidencia a riqueza e a diversidade do idioma, o mais usado no hemisfério sul do planeta, o que vai ao encontro com a valorização da língua, uma das bandeiras da companhia, que garantiu o maior patrocínio à reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo: um investimento de R$ 20 milhões até 2019.
Para levar a experiência do Museu a todo o País, a empresa criou a exposição itinerante “A Energia da Língua Portuguesa”. Instalada em um caminhão, a mostra rodou o Brasil, levando cultura e informação sobre a língua a mais de 23 mil visitantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará. Ainda nessa frente, também houve o apoio a 25ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo e o co-patrocínio da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).
Fonte: Agência CanalEnergia