“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Cultura lusa na Festa do Imigrante em Santos

O evento realizado pela prefeitura marcará também a inauguração do bonde japonês, doado pelo governo de Nagasaki em 2014 e recuperado pela CET – ele será o 7º elétrico da frota do Museu Vivo Internacional do Bonde. No domingo (6) haverá apresentação dos ranchos folclóricos portugueses Veteranos Apaixonados pelo Folclore e Típico Madeirense; show de fados, com Ana Carla, Wallace Oliveira (guitarra portuguesa) e Sérgio Borges (viola de fado).

“Santos é uma cidade multicultural, que se formou do conjunto de imigrantes e incorporou grande variedade de referências”, comentou o secretário de Turismo do município, Odair Gonzalez, cuja pasta é responsável pelo evento. Ele lembra que a grande maioria dos moradores da cidade tem imigrantes entre seus parentes. “Por certo, eles guardam na lembrança histórias contadas por seus avós imigrantes, por exemplo, que contribuíram com costumes, habilidades e gastronomia para moldar nossa sociedade”.

O 1º Festival do Imigrante de Santos será aberto às 18h do dia 4 de outubro, com a chegada, à Estação do Valongo, do Bonde das Nações, que desde as 17h circulará com representantes portando bandeiras e roupas típicas da Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido, além dos países árabes e do continente africano. Na sequência, haverá a abertura da Praça Gastronômica e, às 20h, show Rita Lee, com a cover oficial Nyna Lee & Rock’nboles.

PROGRAMAÇÃO

04/10 – sexta-feira
17h – Saída do Bonde das Nações
18h – Abertura do evento e da Praça Gastronômica
19h – show Rita Lee, com Nyna Lee (cover oficial) & Rock’nboles

05/10 –sábado
11h – JAPÃO, com solenidade de entrega do bonde doado pelo governo de Nagasaki, cidade-irmã de Santos, e apresentações de Dança de Dragão, Kenko Taissô, Gujo Odori, Nagasaki Fujinbu e do grupo de taikô Kyowa Daiko
11 às 13h – personagens itinerantes de ‘A Bela e a Fera’
11 às 16h – Visita monitorada à Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (carros históricos)
12h – ÁFRICA, com apresentação dos Amigos do Ballet Afro de Santos e Banda Querô-Arte no Dique
14h – PAÍSES ÁRABES, com apresentação do Studio Osíris de Danças
15h – Teatro de bonecos ‘Vovô, um imigrante’, com a Cia. Truks
16h – ITÁLIA, representada por Andrea Bocelli Duo – La Storia in Concert, com o tenor Germano Brissac e a soprano Fabiola Cariatti; Ballet Ana Rennó, de dança folclórica italiana
16h às 18h – Personagens itinerantes Pinocchio e Grilo Falante
18h – FRANÇA, apresentando Clássicos Franceses, com a cantora Gisele Afeche e Johnny Oliveira (violão); ‘Páginas, uma homenagem a Edith Piaf’, a cargo do Balé da Cidade de Santos 20h – show Tributo a Cazuza, com Fábio Exagerado & Banda Ideologia

06/10 –domingo
11h e 11h30 – Bonde Brincar ‘Santos, um porto de contos’, com Camila Genaro
11 às 16h – Visita monitorada à Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (carros históricos)
12h – ALEMANHA, representada pelo Grupo Folclórico Tirol
13h – GRÉCIA, com o Grupo Apolo de Danças Gregas
14h – ESPANHA, apresentação a cargo do Grupo Folclórico Caminos de España, do Centro Espanhol de Santos
14 às 16h – personagens itinerantes Peter Pan e Fada Sininho
15h – REINO UNIDO, representado por sapateado irlandês, com a Escola Livre de Dança de Santos
16h – PORTUGAL, com apresentação dos ranchos folclóricos Veteranos Apaixonados pelo Folclore e Típico Madeirense; show de fados, com Ana Carla, Wallace Oliveira (guitarra portuguesa) e Sérgio Borges (viola de fado)
18h – Teatro Infantil ‘A Branca de Neve’, com o Grupo Hora de Brincar
19h – show Tributo ao Queen, com a Banda Kings of the Queen

Fonte: Mundo Lusíada

A comunidade sabe como preservar sua história e sua cultura. As entidades lusas reúnem significativo público para comemorar e mostrar suas potencialidades frente ao mundo moderno, sem perder suas raízes. Participem!
O CCLB realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 29 de agosto, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial, uma vez que o Conselho promoveu, com muito sucesso, o espetáculo musical: “O Fado e Suas Lembranças”.
O secretário de Estado das Comunidades disse, recentemente em Macau, que Portugal tem de estender o ensino da Língua Portuguesa a países de nova emigração, onde não existe oferta.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo