“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Panorama da Contribuição do Brasil para a Difusão do Português

O lançamento, em sete de maio, aconteceu ainda por como parte das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em cinco de maio. O livro reúne 33 verbetes, escritos por especialistas em diversas áreas do conhecimento, envolvendo cinco eixos temáticos que revelam a abrangência das ações brasileiras na difusão do idioma no mundo: a) Ações de cooperação multilateral; b) Iniciativas da sociedade civil; c) Vetores da economia criativa; d) Políticas públicas; e) Ações acadêmicas. Além disso, a obra acolhe 17 depoimentos de escritores, artistas e intelectuais que revelam a importância da cultura brasileira em sua formação como artífices da palavra em língua portuguesa.

Conforme enfatiza a UNESCO, a língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.

https://pt.unesco.org/commemorations/portuguese-language-day
Na ocasião, houve uma apresentação da obra pelo Prof. Nelson Vianna, a presença dos escritores Vera Duarte, José Eduardo Agualusa e Antonio Carlos Secchin, assim como de representantes institucionais e dos responsáveis pela organização da obra. Iniciativa organizada pelo Departamento Cultural e Educacional do Itamaraty, a sessão, devido às restrições decorrentes da pandemia da Covid -19, foi virtual e transmitida pelo Canal Youtube da Fundação Alexandre Gusmão – FUNAG.
https://www.youtube.com/user/FunagBrasil

O livro está disponível gratuitamente ao público na biblioteca digital da FUNAG: http://funag.gov.br/biblioteca-nova/

Fonte: Book Center Brazil

A comunidade sempre promove eventos para preservar a nossa história e nossa cultura, seja por intermédio da gastronomia, da música, das artes em geral. Anotem os programas que vão acontecer. Divulguem. Participem.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria, em 25 de março de 2025, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos por Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema muito especial: a importante data de 22 de abril.
Portugal será um dos destaques no Salão do Estudante, uma feira de educação internacional gratuita que vai reunir temas ligados à graduação, pós-graduação, intercâmbio e cursos de idiomas. O evento será realizado entre os dias 5 e 6 de abril de 2025 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo