O lançamento, em sete de maio, aconteceu ainda por como parte das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em cinco de maio. O livro reúne 33 verbetes, escritos por especialistas em diversas áreas do conhecimento, envolvendo cinco eixos temáticos que revelam a abrangência das ações brasileiras na difusão do idioma no mundo: a) Ações de cooperação multilateral; b) Iniciativas da sociedade civil; c) Vetores da economia criativa; d) Políticas públicas; e) Ações acadêmicas. Além disso, a obra acolhe 17 depoimentos de escritores, artistas e intelectuais que revelam a importância da cultura brasileira em sua formação como artífices da palavra em língua portuguesa.
Conforme enfatiza a UNESCO, a língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.
https://pt.unesco.org/commemorations/portuguese-language-day
Na ocasião, houve uma apresentação da obra pelo Prof. Nelson Vianna, a presença dos escritores Vera Duarte, José Eduardo Agualusa e Antonio Carlos Secchin, assim como de representantes institucionais e dos responsáveis pela organização da obra. Iniciativa organizada pelo Departamento Cultural e Educacional do Itamaraty, a sessão, devido às restrições decorrentes da pandemia da Covid -19, foi virtual e transmitida pelo Canal Youtube da Fundação Alexandre Gusmão – FUNAG.
https://www.youtube.com/user/FunagBrasil
O livro está disponível gratuitamente ao público na biblioteca digital da FUNAG: http://funag.gov.br/biblioteca-nova/
Fonte: Book Center Brazil