Durante o período da ação, estabelecimentos físicos e virtuais participantes vão criar campanhas, promoções e outras atividades em torno dos vinhos de Portugal. O objetivo é destacar os rótulos portugueses no varejo, canal de compras que representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil, de acordo com dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).
A primeira edição do evento, realizada em 2020, em meio aos rearranjos do segmento durante a primeira onda da pandemia do coronavírus, impactou positivamente nas vendas e exportações de vinhos portugueses no Brasil. No último ano, o envio de rótulos de Portugal para nosso mercado aumentou 23,5% em valor.
Quando são analisadas exclusivamente as exportações de vinho DOP ou IGP (vinho certificado com maior valor agregado), o crescimento é ainda mais significativo: o Brasil ultrapassou os EUA e agora ocupa a liderança nesta categoria, com crescimento de 28% em valor e em volume.
Este ano o evento vai refletir esse posicionamento de qualidade superior, apostando nos vinhos ‘premium’ nas peças de decoração criadas para os
estabelecimentos. “Esse direcionamento está em consonância com demandas que o mercado aponta: os vinhos portugueses foram os únicos a registrar aumento em valor e preço médio ao longo de 2020”, resume Carlos Cabral, consultor do Festival. Bom saber que no primeiro quadrimestre de 2021, o destaque nas exportações de vinhos portugueses foi para o Brasil: um aumento de 44,4%, representando 20,69 milhões de euros.
“Apesar de desafiador, o momento segue sendo promissor para o setor supermercadista, e com o êxito do Festival Vinhos de Portugal em 2020, com adesão de mais de 2.500 estabelecimentos, nosso objetivo na edição deste ano é expandir a oferta de vinhos e o número de pontos de vendas em diferentes cidades do Brasil, em estados mais distantes do eixo Rio-São Paulo”, resume Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal. Adianta que ano aproximadamente 3.000 lojas espalhadas por todo o Brasil devem participar do Festival. Serão vinhos de nove das principais regiões vinícolas de Portugal e mais de 250 tipos de uvas.
Promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS, o Festival Vinhos de Portugal tem participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Estabelecimentos interessados em participar devem confirmar o interesse pelo e-mail sandra.lebreiro@opalpublicidade.pt
Fonte: Mundo Lusíada