De acordo com o memorando, entre as iniciativas previstas estão atividades ou exposições gratuitas destinadas ao público mais novo, inspiradas nas obras de José Saramago, previstas para o Museu da Língua Portuguesa e passíveis de circulação, por exemplo, em “feiras literárias brasileiras”. Está ainda prevista a “reprodução de material expositivo, criado e fornecido pela Fundação Saramago, em espaços parceiros do Museu da Língua Portuguesa, como museus da rede estadual de São Paulo, espaços públicos de alta circulação”.
A parceria entre as duas instituições resultará também em “transmissões cruzadas, nas redes sociais do Museu da Língua Portuguesa, de eventos próprios e/ou de eventos em parceria com a Fundação José Saramago”. A par da sua dimensão universal, a obra de José Saramago conhece grande projeção no Brasil, em direta associação com o patrimônio cultural e linguístico português”, justificam as duas entidades.
Vale ressaltar que o centenário do nascimento do escritor português José Saramago só acontecerá em 16 de novembro de 2022, mas as celebrações já começaram em 16 de novembro de 2021.
Fonte: Portugal Digital