“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Intercâmbio entre Brasil e Universidade do Porto

“Esse é mais um passo importante no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em saúde no Brasil. Será um intercâmbio de grande valia o Brasil, uma vez que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto é uma instituição reconhecida na Europa e no mundo pela excelência do seu corpo docente, a qualidade dos seus alunos, e o compromisso com a ética, a pesquisa, a assistência e o ensino”, contou Queiroga em pronunciamento.

O documento prevê o desenvolvimento de projetos e investigações colaborativos, financiamento de bolsas, fornecimento de instalações adequadas, além do intercâmbio de estudantes, cientistas, especialistas, acadêmicos e gestores de ciência e tecnologia em saúde. A cooperação será feita levando em conformidade com a legislação de cada País.

A coordenação e implementação do acordo no Brasil ficarão a cargo da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Sctie). Cientistas, e outros especialistas ou organizações internacionais que não fazem parte das duas instituições signatárias poderão ser convidados a participar em atividades de cooperação. O acordo é mais uma ponte firmada entre o Ministério da Saúde e universidades estrangeiras no sentido de desenvolver a saúde pública no Brasil. Ações do tipo também foram promovidas com as Universidades de Oxford e com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Para Queiroga, “as faculdades de medicina existem para formar médicos como transformadores da sociedade. Profissionais com conhecimento e saber, que vão modificar indicadores de saúde pública. É necessário ter profissionais de saúde qualificados para atender às demandas da população”. Segundo o ministro, a população brasileira tem à disposição mais de 500 mil médicos. Com mais de 369 escolas médicas e 39,3 mil vagas ofertadas por ano, a expectativa, de acordo com a projeção, é que o Brasil tenha mais de 800 mil profissionais médicos até o ano de 2030.

Fonte: Mundo Lusíada

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo