No Rio de Janeiro vai participar das comemorações do centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, e em São Paulo vai marcar presença na abertura da Bienal do Livro, que este ano homenageia Portugal. A presença de Portugal vai acontecer sob o mote “É urgente viver encantado”, uma frase do escritor Valter Hugo Mãe, com a presença de mais de 20 escritores portugueses e lusófonos, e dois chefes de cozinha portugueses, na programação.
Nesta deslocação, o Presidente da República vai ainda à capital, Brasília. O cronograma da visita do presidente de Portugal será marcado por uma recepção de Jair Bolsonaro e um almoço no Itamaraty, nos moldes da visita feita em agosto do ano passado. Há expectativa dos dois governos debaterem acordos que estão sendo fechados entre Brasil e Portugal, como por exemplo o Acordo sobre a Mobilidade entre os estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aprovado no Congresso Nacional em fevereiro.
Nesta semana, o governo português também anunciou que vai acelerar a emissão de vistos de imigrantes para trabalhadores estrangeiros, membros de países lusófonos, estudantes universitários e nômades digitais. Também é esperado que os dois presidentes mencionem no encontro o bicentenário da Independência do Brasil.
Fontes: AGORARN e LUSA