“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Brasil vê potencial de crescimento da cooperação energética com Portugal

Nóbrega escolheu a área das energias renováveis como aquela que tem mais potencial de crescimento entre os dois países lusófonos. “Na área de energia, onde Portugal, como país e como membro da União Europeia, pode intensificar a cooperação na produção de energias renováveis”, defendeu o responsável brasileiro, acrescentando que a transição energética europeia para o cumprimento das metas de descarbonização, “potencializada pelo conflito na Ucrânia, tornou ainda mais urgente a busca de energia”.

“Umas das áreas mais promissoras do relacionamento bilateral é na área da energia onde Portugal e o Brasil podem intensificar”, reforçou. Kenneth Nóbrega sublinhou que com Portugal, já existe “uma relação empresarial, de investimentos, muito pujante e as perspectiva de investimento da Galp e da EDP em energias renováveis no Brasil são muito promissoras, sobretudo em hidrogênio verde”.

O secretário brasileiro recordou ainda que recentemente o país aprovou legislação para a produção de energia eólica ‘offshore’ e que a cooperação bilateral nesta matéria pode sair reforçada. No início de maio, a Galp acordou a compra, após maturidade, de uma carteira de projetos de energias renováveis de até 4,8 GW que serão desenvolvidos no Brasil, e em outubro, a empresa, que é atualmente o terceiro maior produtor de petróleo e gás do Brasil, acordou em outubro a aquisição de duas carteiras de projetos solares em desenvolvimento nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte à SER Energia, com capacidades de 282 MW e 312 MW, respectivamente.

Já a EDP, com forte presença no gigante sul-americano, assegurou um contrato para venda de energia renovável produzida por uma nova central solar no estado de São Paulo, Brasil, com capacidade de 254 megawatts (MW), que deverá entrar em operação em 2024. No Brasil, a EDP registrou lucros de cerca de 100,5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022.

“Portugal já é um parceiro muito antigo na área da energia, já conhece o ambiente regulatório brasileiro, conhece muito bem as leis, conhece as perspectivas de cooperação tecnológica”, reforçou Nóbrega. Num ano em que o Brasil comemora o seu bicentenário da independência, o secretário brasileiro lembra as singularidades da relação fraterna entre os dois países, que, entre outras, permite que o país colonizador participe nas celebrações do país colonizado.

“Há uma relação muito densa de muitos anos, constante fluxo de contatos de alto nível”, afirmou, recordando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se desloca ao país entre os dias 1º e cinco de julho e também marcará presença no dia oito de setembro, no Congresso, para uma sessão solene das comemorações dos 200 anos de independência.

Criou-se um patrimônio mútuo de confiança que ajuda muito para projetar novas avenidas de cooperação”, concluiu.

Fonte: Mundo Lusíada

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo