A parceria – firmada pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pela Presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo – é mais um passo na aproximação das relações acadêmicas, científicas e tecnologias entre a Universidade de Coimbra e instituições brasileiras, devendo os termos concretos da Cátedra serem estabelecidos futuramente.
“A Universidade de Coimbra faz parte da história do Brasil como os estudantes docentes e investigadores brasileiros fazem parte da história da UC: é uma relação centenária que faz todo o sentido continuar a estimular.
O principio de acordo para o lançamento desta cátedra, particularmente simbólico por ser assinado no ano em que se celebra o bicentenário da independência do Brasil, vem contribuir precisamente para essa constante aproximação”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.
Bom lembrar que a Universidade de Coimbra está muito ligada à história do Brasil: a instituição conimbricense educou uma grande maioria das elites que estiveram envolvidas na declaração da independência do país e ainda hoje, passados 200 anos, educa uma comunidade brasileira de mais de 2500 alunos.
Fonte: noticias.uc.pt