“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Cresce a procura por Portugal

“Porque é condição crítica do nosso crescimento. Portugal precisa mesmo de pessoas. Se nós olharmos para a evolução de número de trabalhadores estrangeiros em Portugal: nós tínhamos em 2015, cerca de 100 mil trabalhadores estrangeiros a trabalhar ativamente em Portugal. Neste momento, temos cerca de 640 mil. Uma evolução imensa, mas que mostra bem também a forma como o país procura posicionar-se do ponto de vista de país aberto, de acolhimento e que aposta muito na Comunidade de Língua Portuguesa como fator crítico de crescimento”.

As declarações da ministra do Trabalho foram feitas em paralelo à 61ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social da ONU. Ela defendeu novas formas de trabalho como qualidade essencial para atrair a população. O tema foi debatido no Diálogo Intergeracional coorganizado pela Missão de Portugal e a União Europeia junto das Nações Unidas.

“Nós, neste momento, estamos cada vez com mais procura por parte de trabalhadores de vários sítios do mundo, mas concretamente de países de língua portuguesa pela ligação natural da língua, que facilita a integração, mas porque também temos comunidades muito importantes de pessoas de países de língua portuguesa. Temos, neste momento, alguns projetos-piloto a arrancar precisamente para garantir que as pessoas quando chegam a Portugal têm uma integração digna e que são bem valorizadas também no mercado de trabalho.”

Contou que Cabo Verde acolhe o primeiro programa-piloto para integração de jovens profissionais dos países lusófonos em Portugal. A nação europeia aposta também no investimento local para melhorar as qualificações dos candidatos.

Fonte: Mundo Lusíada

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo