Os resultados das eleições realizadas no último 26 de novembro foram publicados no Portal das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros. De acordo com estes resultados, foram eleitos 76 conselheiros, dos 90 lugares previstos na legislação, o que representa 84,4% dos lugares ocupados.
Para esta eleição foram convidados para votar 1,5 milhão de portugueses residentes no estrangeiro. Os membros do CCP são eleitos através de 52 círculos eleitorais referentes a países nos quatro continentes onde residem portugueses e luso descendentes, existindo alguns Estados, como o Brasil, Estados Unidos ou França, com vários círculos.
Das eleições, resultaram 54 candidaturas, distribuídas por 38 círculos eleitorais, elegendo assim 76 conselheiros. Um aumento de nove eleitos, comparativamente com as eleições de 2015. A paridade foi outra das alterações desta nova lei do CCP, com resultados imediatos nesta eleição, passando de nove mulheres eleitas em 2015, para 26 em 2023, atingindo a cota de 34%. Verifica-se também uma forte renovação do Conselho das Comunidades Portuguesas. Dos anteriores Conselheiros apenas 19 renovam os seus mandatos e 57 são eleitos pela primeira vez como representantes das comunidades. Representa uma taxa de renovação na ordem dos 75%, segundo defendeu o governo português, “um claro sinal da dinâmica que as comunidades portuguesas têm neste momento”.
Eleitos:
S. PAULO – Teresa de Jesus Pires Morgado
Antônio Carlos dos Santos Gomes
S. PAULO – Santos
José Duarte de Almeida Alves
S. PAULO – Campo Grande
Beatriz Neves Guedes Pereira
Armandino Oliveira Guerra Torrão
Fontes: Mundo Lusíada e Lusa