“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Manoel de Araújo Freitas
Consultor Imobiliário

Sou descendente de portugueses da Ilha da Madeira que vieram para o Brasil no início do século XX. Nasci em Santo André em 1966. Aos 10 anos de idade, minha família se mudou para a cidade de Avaré, no interior de São Paulo, onde passei minha adolescência.

Aos 17 anos, cheguei à Cidade de São Paulo para trabalhar. O destino quis que, em 1986, fosse trabalhar em um dos restaurantes da família Melo Pimenta, localizado na rua Gabriel Monteiro da Silva, no bairro Jardim Paulistano. Foi minha primeira experiência no ramo de alimentos e bebidas.

Dimas de Melo Pimenta, imigrante português, grande industrial que foi pioneiro na fabricação de relógios no Brasil, era o patriarca da família. Com o sucesso da sua indústria, a família havia expandido seus negócios para o ramo de restaurantes e de imóveis. Além do trabalho, a família me acolheu em seu convívio, o que me permitiu aprender a arte do comércio e influenciou, de forma definitiva, minha vida e minha carreira.
Os valores, herdados pelo sangue e pela educação que recebi de meus pais, foram lapidados pelo convívio com a comunidade portuguesa, dos quais destaco o poder do trabalho, a construção da confiança e a lealdade nos negócios.

Em 1991, entendi que estava pronto para empreender com todo aprendizado que recebi. Inaugurei meu primeiro restaurante, em sociedade, no bairro de Pinheiros, o Mister Grill. A partir do sucesso da primeira casa, os negócios se expandiram no setor de alimentação, chegando a participar de seis restaurantes, bares e casas noturnas, sendo um dos pioneiros da cena noturna hoje tão conhecida do bairro de Pinheiros.

Durante os anos dedicados ao setor, percebi a importância da construção de relacionamentos duradouros e que aqueles ambientes me propiciavam conhecer novas pessoas, moradores e frequentadores do bairro. Assim, quase que naturalmente, uma nova carreira foi se moldando.

Com excelente relacionamento com a comunidade de Pinheiros, com forte presença de famílias portuguesas, proprietárias de muitos imóveis neste bairro muito comercial, mas que já vinha se transformando, iniciei em 1994 a carreira de Corretor de Imóveis, atuando em parceria com a Melo Pimenta Imóveis e a Souza Imóveis.

Aos poucos, deixei de atuar no mercado de alimentos e bebidas e intensifiquei a dedicação ao mercado de imóveis. Conhecendo cada rua, cada canto, cada imóvel e seus proprietários, em 2004 fundei a imobiliária WMF Imóveis, especializada no bairro de Pinheiros, que atua de forma personalizada na busca do imóvel ideal para cada cliente, e do cliente ideal para cada vendedor.

Para honrar o legado de espírito empreendedor e a retidão aprendida com minha família e com a comunidade portuguesa, a marca da minha empresa representa a flor do funcho, em referência à cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, querida terra de meus ancestrais.

Obrigado ao Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo pela oportunidade de contar um pouco da minha trajetória. Somos irmãos, brasileiros e portugueses, unidos pelos laços históricos e culturais que construíram nossa história.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo