“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
500 anos da morte de Vasco da Gama

Dalila Rodrigues disse que o programa terá «uma dimensão celebrativa e um aprofundamento do conhecimento» da figura histórica de Vasco da Gama (1468-1524) e do seu contexto. As comemorações iniciam-se em 16 de dezembro, com a colocação de uma coroa de flores no túmulo de Vasco da Gama, no Mosteiro dos Jerónimos, pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

Segue-se o concerto «Mares», sob a direção do maestro Nuno Corte-Real, pela Orquestra de Câmara Darcos e o Officium Ensemble, que inclui a peça «Fratres», de Arvo Pärt, e o «Magnificat Manuelino», de Corte-Real (que estreou em 2021, nos 500 anos da morte do Rei D. Manuel I), no grande auditório do Centro Cultural de Belém. 

Haverá também um ciclo de conferências em três locais relacionados com a memória de Vasco da Gama. Em seis de janeiro, na Sociedade de Geografia de Lisboa, em 15 de fevereiro, no Centro de Artes de Sines, terra natal de Vasco da Gama, e em 15 de março, na Biblioteca Doutor Palma Caetano, na Vidigueira.

Sobre o projeto editorial, que será dirigido pelo diretor da Biblioteca Nacional de Portugal, Diogo Ramada Curto, a ministra afirmou que vai “desmontar criticamente os aspectos ligados à memória, das figuras e da sua relação com os lugares”. A obra, a ser editada no princípio do próximo ano, reúne 30 investigadores e dividir-se-á em cinco partes, desde as questões políticas às sociais e religiosas, passando pelo lado cultural.

A data de início das comemorações a 16 de dezembro destinou-se a incluir a data da morte do navegador, no dia 24 de dezembro de 1524 em Cochim, no sul da Índia, disse a ministra. 

Vasco da Gama capitaneou três viagens ao Índico e à Índia, em 1497, 1504 e em 1524, tendo morrido como Vice-Rei da Índia. 

Fonte:www.portugal.gov.pt/

As entidades lusas estão sempre prontas para proporcionar lazer, cultura, entretenimento e alegria para a nossa comunidade. Encontros, arte, gastronomia, folclore e muita história estão à disposição dos interessados levando-se em conta a tradição e os costumes de nossa gente. Confiram.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 28 de novembro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos por presidente Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o jantar de confraternização de final de ano marcado para o dia 11 de dezembro de 2024.
Madeira premiada como “Melhor Destino de Golfe Emergente do Mundo” e Açores “Melhor Destino Turístico de Aventura no Mundo” pelo segundo ano consecutivo.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo