“Vamos comemorar esta data alusiva ao Descobrimento do Brasil e à Comunidade Luso-Brasileira. Tudo vai acontecer na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã no dia 27 de abril, um domingo, a partir das 11h30. Haverá antes do almoço, um ato solene, uma vez que nosso Conselho vai homenagear 10 personalidades da nossa comunidade que merecem ser reconhecidas pelos seus empenhos, ações e trabalhos”, explicou o presidente Antero. Durante a reunião, foram analisados direcionamentos e ações para este importante dia para toda comunidade.
Na oportunidade os conselheiros também analisaram a importância de pessoas mais jovens participarem do Conselho. E foi discutida que idade máxima seria interessante para uma Comitê Jovem e nesta reunião foi ouvida a jovem Giulia Ferrão, do Conselho, com boas ideias para atrair pessoas com menos de 40 anos. Jovens conselheiros sempre serão bem-vindos.
Nesta reunião, o presidente Antero José Pereira, relatou aos integrantes do Conselho sua importante experiência em Fortaleza, Capital do Ceará, nos dias 19 e 20 de março de 2025, quando participou, juntamente com o conselheiro Franhklin Antero de Sá Pereira, do Encontro Nacional Luso-Brasileiro do Associativismo. Durante dois dias de intensa programação, o evento reuniu representantes do Governo português, dirigentes associativos, membros das comunidades e empresários que atuam no fortalecimento da relação entre Brasil e Portugal. Os debates abrangeram temas como o apoio institucional ao associativismo, a renovação geracional nas associações, os desafios da integração política e social da diáspora, e a criação de estratégias para aumentar a eficácia das entidades representativas.
De acordo com Franhklin Pereira, este evento demonstrou que “os Conselhos precisam se aproximar mais do associativismo e das comunidades luso-brasileiras. Há muitas Câmaras Portuguesas espalhadas pelo Brasil, assim como Beneficências Portuguesas e Associações luso-brasileiras. E a boa convivência com os consulados é fundamental”, acrescentou.