“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Grupo Folclórico Lusitano, levando a tradição da cultura na Algibeira

Desde então, faz exibições em todo o território nacional, apresentando-se em festas, comemorações cívicas, entre outros eventos, sempre interagindo com o público, onde o mesmo pode dançar com os integrantes do grupo ao som do “vira livre”. Dentre as várias atuações, no final de 2.019 o Grupo Folclórico Lusitano apresentou-se no badalado Portugal Fest, evento que ocorreu no Parque do Ibirapuera (SP), para um público estimado em quatro mil pessoas.

A sede do grupo fica no Clube Esportivo e Recreativo Lusitano, localizado na Rua Capitão Luis Ramos, 73, bairro de Vila Guilherme, SP. Vale ressaltar que esta entidade foi fundada em 1.932, e é considerada como uma tradicional representante da cultura portuguesa na capital paulistana, sendo que os ensaios do grupo ocorrem todos os domingos, a partir das 16 horas.

O grupo folclórico conta hoje com cerca de 30 componentes, entre integrantes da tocata, bailadores, bandeiras e apresentadora, e sempre acreditou, que, além da intenção de divulgar a cultura dos antepassados, tem também a preocupação de tornar o grupo como um mecanismo de inclusão social, pois conta com componentes que vão dos cinco anos de idade, até os 80 anos e de todas as raças e credos.

Atualmente busca o crescimento do grupo realizando parcerias com empresas nacionais e portuguesas para perpetuar, engrandecer e valorizar a tradição da cultura lusitana, salvaguardando o patrimônio de nossos antepassados e difundindo-o entre os mais jovens, para que estes encontrem no presente, orgulho no passado, e o desejo de lançar sementes novas, que produzam frutos para o futuro, de valorização e credibilização do Folclore Português.

Contato – email: gflusitanolusitano@gmail.com

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 31 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o almoço de final de ano marcado para o dia 14 de dezembro.
O Senado federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal) e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram um acordo de cooperação técnica para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento das relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo