Notícias  
Os bancos contam a história
 

Com sua obra, a fotógrafa Catarina Machado incentiva que se aprecie imagens captadas em sua viagem por cidades e aldeias de Portugal Continental, do Norte ao Alentejo, no inverno de 2017. Suas percepções sobre a paisagem urbana e os elementos que a constituem, elucida os bancos a partir do olhar silencioso provocando a contemplação, um encantamento sobre os espaços das cidades.

No conjunto de 20 bancos selecionados para esta mostra, Catarina apresenta em sua primeira exposição a diversidade regional e os diferentes desenhos e materiais que expressam as características próprias de cada região portuguesa.

Catarina fotografou 292 bancos durante 25 dias em várias localidades de Portugal; praças ruas e parques, com as mais variadas formas e enquadramentos. Num primeiro momento pensou em fotografar bancos ocupados por pessoas, mas depois decidiu retratar os bancos e sua paisagem do entorno.

“Descobri que por detrás de cada banco há uma história densa que justifica a sua presença ali. A sua estrutura, os materiais utilizados, a sua localização em relação ao Sol, o seu estilo, seu tamanho, tudo tem um por quê em função da sua utilidade e do público a que se destinam. Para mim é uma honra fazer a minha primeira exposição na Casa de Portugal, país que aprendi a admirar, com um povo extremamente acolhedor e que proporciona temas e cenários dos mais variados para todas as lentes. Fico imaginando quantas histórias já foram ‘ouvidas’ pelos bancos, desde uma história de vida, discussões políticas, jogos de futebol, a situação da economia ou até mesmo triviais conversas de vizinhas” relata a autora da mostra e aluna do curso de Fotografia do Centro Universitário Belas Artes.

A curadoria é de Débora Sanches, arquiteta e urbanista pela PUC Campinas, mestre em Habitação pelo IPT de São Paulo, doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estágio no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa. Atualmente é professora de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

SERVIÇO
Exposição “Bancos – Contemplar e Integrar”
Até 18 de agosto, segunda a sexta, entre 9h e 17h
Galeria de Artes da Casa de Portugal
Av. da Liberdade, 602 – São Paulo
Entrada franca


 
« Voltar