Notícias  
Livro da Turma da Mônica será lançado em Portugal
 

Em 13 capítulos, o livro mistura diversão com aprendizado da cultura portuguesa. Numa feliz parceria com a Turma da Mônica, o renomado desenhista ‘Mauricio de Sousa e o escritor de família de origem portuguesa José Santos revelam o significado de muitas palavras do português falado em Portugal, muitas delas desconhecidas pela maioria dos brasileiros.

No livro “Uma Viagem a Portugal”, a Turma da Mônica acompanha o “miúdo” António Alfacinha, personagem criado por ‘Mauricio de Sousa em 2007, numa divertida e interessante viagem por terras portuguesas. O leitor conhecerá de perto como é a vida em Portugal, percorrendo mercados, escolas, estádios de futebol. Andará também por praças e atravessará ruas e pontes. Será igualmente convidado a entrar numa casa portuguesa, saber como é a sala, o quarto, a cozinha e até o banheiro.

Além desse passeio, o livro conta com mais de 250 palavras típicas do português de Portugal que foram destacadas, como matraquilhos, peúgas, esferovite, chávena e osga. E, a cada página, os personagens da Turma da Mônica mostram ao leitor o significado de cada um desses termos no português falado e escrito no Brasil. Preço do livro: R$ 60,00.

SOBRE OS AUTORES

José Santos Matos é graduado em Comunicação pela UFJF (1983) e pós-graduado em Jornalismo Latino-Americano pelo Instituto de Periodismo José Marti, Havana, Cuba (1990). Mineiro de Santana do Deserto, onde nasceu em 1959, vive em São Paulo desde 1991. Escreve livros para crianças e jovens. Já publicou quinze livros, atingindo uma tiragem de 350 mil exemplares.

Como diretor do Museu da Pessoa, organizou Memórias de brasileiros – uma história em todo canto e recontou depoimentos de infância concedidos ao museu no livro Crianças do Brasil – suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos, ambos lançados pela Peirópolis. Atualmente coordena o projeto Memória da Literatura Infantojuvenil, que já entrevistou dezenas de escritores, ilustradores e editores.

Maurício de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Maurício de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Fonte: Embaixada de Portugal em Brasília.

 
« Voltar