Notícias  
Mensagem de despedida do Cônsul Geral de Portugal
 

“Querida comunidade luso-brasileira, Queridos utentes do Consulado Geral de Portugal, Ao terminar as minhas gratificantes funções como Cônsul-geral em São Paulo e Mato Grosso do Sul, quero agradecer o empenho e o carinho que sempre encontrei na vasta e orgulhosa comunidade luso-brasileira, e dar testemunho do privilégio que foi conduzir este que é um dos mais importantes Postos diplomáticos e consulares de Portugal.

Durante estes mais de seis anos, o Consulado Geral de Portugal nesta que é a maior cidade de língua portuguesa do mundo, cresceu em dimensão, produtividade, proximidade e facilidade, num contexto nem sempre fácil, marcado pela redução do seu efetivo e por um aumento da procura dos seus serviços.

Talvez por isso não surpreenda que ele lidere a rede consular em número de atos consulares, atribuição de cidadania portuguesa ou vistos de estudo. Quanto mais eficaz é um serviço público, maior a sua procura; quanto maior a sua demanda, maior a necessidade de eficiência.

A triagem, a simplificação, a informatização e o pré-agendamento são hoje essenciais, como também é a necessidade de apoiar utentes menos familiarizados com novas tecnologias. Tenho a certeza que muito há ainda por fazer de forma a reforçar a sua reconhecida qualidade de atendimento, quer onde não dependemos apenas de nós próprios, quer a lidar com a compreensível ansiedade de quem pede um visto de estudo, quer por fim quando se tem de esperar mais tempo para ser atendido pelo call-center.

O Consulado Geral de Portugal tem hoje numa maior eficiência e humanidade do seu atendimento ao público a sua prioridade absoluta. Não é tarefa simples quando se serve uma comunidade de quase 300.000 pessoas, num momento vibrante, mas também muito exigente, de redescobrimento de Portugal pelos paulistas. Para além de termos levado, através das permanências consulares, o serviço público para bem perto das pessoas, operando hoje em 12 cidades paulistas e mato-grossenses, inauguramos o primeiro Espaço do Cidadão fora da Europa, instalamos leitura óptica e triagem eletrônica, apostamos numa verdadeira revolução de proximidade digital com os utentes, através das redes sociais (Facebook, Instagram, Site, Tweeter, Youtube), de que destaco ainda o lançamento do primeiro aplicativo para smartphones da rede consular portuguesa.

Este Consulado abriu as suas portas à cidade, à comunidade portuguesa e aos paulistas, fortalecendo a sua programação cultural, bem como as suas credenciais de sustentabilidade, através do projeto Consulado Verde, e celebrando todos os meses, em cerimônia breve, mas cheia de significado, a atribuição de novas nacionalidades aos muitos paulistas que a procuram.

Estou certo que podemos melhorar, como estou convicto, que muito foi feito, o que não teria sido possível sem os funcionários, portugueses e brasileiros, com elevado sentido de missão e serviço público – a quem aproveito para agradecer publicamente pela sua dedicação e apoio.

Servir Portugal e a comunidade luso-brasileira em São Paulo e Mato Grosso do Sul durante estes mais de seis anos foi uma honra pelo qual permanecerei grato a vida inteira. Bem haja a todas e a todos! Muito obrigado”.

Paulo Lourenço

 
« Voltar