Notícias  
São Paulo celebra o Dia Mundial da Oliveira
 

A celebração será no dia 22 de novembro, quinta-feira, com o workshop “Conhecendo o Azeite de Oliva”, seguido de uma experimentação de azeites ao término da apresentação, que será realizado na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ). A apresentação envolve tópicos como o cultivo da oliveira, a colheita, moagem e separação das azeitonas, a classificação dos azeites, os benefícios do consumo à saúde e também as análises físico-químicas e sensoriais.

A comemoração da data é um fato inédito não apenas em São Paulo, mas no Brasil. “A celebração do Dia Mundial da Oliva é um marco importante para a uma de nossas maiores missões enquanto entidade, que é conscientizar a população sobre a importância do consumo do azeite”, aponta Rita Bassi, Presidente da Oliva. Para o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, “a participação da nossa cidade nesta ação é extremamente importante, pois as pessoas procuram um modo de vida mais saudável, e sabemos que o consumo do azeite é um importante ingrediente nutricional”, diz.

Em relação ao consumo mundial, o país que lidera é a Itália, que consome aproximadamente 510 mil toneladas/ano. Em segunda fica a Espanha (470k), Estados Unidos (312k), Turquia (176k), Grécia (130k) e Marrocos (120k). O Brasil aparece consumindo cerca de 75 mil toneladas por ano, com previsão de um aumento de 4% no consumo para o período de 2018 – 2019, em comparação com 2017 – 2018. Levando em consideração o consumo anual do Brasil, com 75 mil toneladas, o principal exportador para o país é Portugal, seguido de Espanha, Argentina, Chile e Itália.

Consumir cerca de 30g diários de azeite traz algumas vantagens ao corpo. Confira abaixo cinco benefícios de seu consumo:

  • 1. Controle de colesterol: por ser uma fonte gordura insaturada, o azeite de oliva é um forte aliado no combate a problemas cardíacos, já que, além de reduzir o nível de colesterol ruim, ele aumenta o colesterol bom (HDL), um dos responsáveis por evitar o infarto do miocárdio;
  • 2. Prevenção de diabetes: além de reduzir o colesterol, o azeite de oliva auxilia no controle do nível de glicose e triglicérides no organismo, sendo um importante aliado na prevenção de diabetes;
  • 3. Fonte de vitaminas: o azeite também é uma rica fonte das vitaminas A, D, E e K, o que contribui para a prevenção de doenças e faz dele um poderoso antioxidante e analgésico;
  • 4. Ganho de músculos: o azeite conta com o ácido graxo monoinsaturado, gordura de propriedade inibidora à produção das lipoproteínas. Estimula o fígado na produção de lipoproteínas de alta densidade, considerado o colesterol bom. Na hipertrofia, ajuda a combater as inflamações do corpo e acelera a recuperação muscular.
  • 5. Combate ao câncer: o azeite contém elementos (como o ômega-3) que auxilia na inibição do crescimento de células cancerígenas e o ataque de radicais livres ao DNA, podendo reduzir possíveis mutações celulares.

Fonte: Mundo Lusíada

 
 
« Voltar